"Escritórios bem sucedidos despontaram nestas últimas recessões, e outros surgirão após esta que estamos vivenciando. É prudente, contudo, estar munido da maior quantidade de informações possível", conclui a mais recente publicação da BD "How to Start a Practice...and Keep it Running" (Como abrir um escritório... e mantê-lo). Este documento apresenta conselhos em todas as questões relacionadas a abrir um escritório, desde a escolha do nome até correr atrás de pagamentos atrasados.
Saiba mais sobre "Como abrir um escritório" na sequência...
O conteúdo encontrado nesta publicação é de autoria de especialistas, não apenas arquitetos, mas também experts legais e financeiros que trabalham em conjunto com arquitetos. Há inúmeros estudos de caso que descrevem as lições aprendidas no início da carreira de escritórios recentes e também já estabelecidos. O documento também contém um modelo de plano de negócios (já que 62% dos escritórios de arquitetura não tem um).
Talvez o aspecto mais interessante a respeito deste documento seja o fato de que, apesar de informativo e embasado em muitas pesquisas, ele não apresenta uma descrição rígida da melhor maneira se administrar um escritório - abrindo espaço para inúmeros modos de fazê-lo. A maior parte dos arquitetos que buscam ter seu próprio escritório estão atrás da liberdade e da autonomia que isso proporciona, e este documento procura nortear este instinto, não extinguí-lo.
Os leitores e leitoras do Archdaily Brasil têm 50% de desconto na compra de "How to Start a Practice... and Keep it Running" através deste link, ou digitando o código SAVE50A no final da compra.